Projeto de Arquitetura e Engenharia

Projetos de Arquitetura e Engenharia

Planejar os espaços universitários é pensá-los para além da sala de aula ou do laboratório e entendê-los como espaços de aprendizado nas múltiplas atividades acadêmicas, sociais, culturais e politicas. Muitos são os elementos que impulsionam as mudanças do contexto educacional, desde novas formas de socialização até inovações tecnológicas que modificam as metodologias de projetar esses espaços. A partir dessa visão, e buscando sempre conciliar a disponibilidade de recursos, os projetos de arquitetura e engenharia vem sendo, constantemente revistos a fim de se garantir a preservação da qualidade do ambiente.

Alguns são os fatores que precisam estar alinhados para que um espaço universitário possa ser pleno na sua utilização, entre eles tem-se a funcionalidade, a acessibilidade universal e o conforto térmico e acústico. Tais elementos abrangem além do atendimento a legislação específica, uma parceria com todos os atores envolvidos no processo de planejamento do espaço a ser projetado (usuário, arquiteto, gestor), de forma que a arquitetura seja a resultante da complexa equação que as particularidades, anseios e restrições do processo impõem.

Pavilhão de Aulas do Instituto Muldisciplinar de Saúde - Vitória da Conquista