Mobilização Ambiental na SUMAI

 

Canecas ecológicas foram entregues aos colaboradores para evitar o uso de copos descartáveis

No dia 6 de dezembro, a Coordenação de Meio Ambiente (CMA) realizou uma mobilização com as equipes da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (SUMAI), promovendo um diálogo fortalecendo o compromisso com o meio ambiente e a conscientização sobre práticas sustentáveis. Foram entregues canecas ecológicas produzidas com fibras de coco aos colaboradores para fomentar o desuso de copos descartáveis no ambiente de trabalho.

Durante o evento, o coordenador Antônio Lobo apresentou um breve relato sobre os principais pontos da Política Ambiental da UFBA, que abrange cinco eixos prioritários: formação para a sustentabilidade; emissões atmosféricas; mudanças climáticas e mobilidade sustentável; gestão sustentável de materiais, resíduos sólidos e efluentes; proteção, conservação e manejo sustentável da biodiversidade; e uso sustentável de recursos naturais.

Cíntia Galheigo, do Núcleo de Urbanização e Conservação das Áreas Verdes, abordou sobre o Plano de Gestão Sustentável, Conservação e Enriquecimento Florístico e Faunístico da Biodiversidade da UFBA. Ighor Barreto, do Núcleo de Recursos Naturais e Eficiência Energética, falou sobre o Programa UFBA Plástico Zero que dispõe sobre a proibição de comercialização e uso de recipientes e embalagens descartáveis de material plástico ou similares na UFBA.

A CMA também exibiu materiais produzidos em campanhas educativas que buscam continuamente impactar a comunidade acadêmica, empenhando-se pela sensibilização e participação coletiva. A iniciativa serviu para integrar e engajar a equipe da SUMAI em prol do objetivo de tornar a Universidade Federal da Bahia cada vez mais alinhada com a responsabilidade ambiental e consequentemente contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.